Congresso SONO 2022

Dados do Trabalho


Título

O conhecimento do cardiologista, otorrinolaringologista e pneumologista sobre a atuação do fonoaudiólogo na apneia e hipopneia obstrutiva do sono.

Introdução

A Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é um distúrbio respiratório que acontece enquanto se dorme, caracterizada por interrupções breves e repetidas da respiração que duram em média de 10 segundos, em uma frequência maior de 05 episódios por hora de sono.

Essa condição passa a ser preocupante quando este ronco está associado ao colabamento da via aérea, o que leva a obstrução da passagem de ar, diminuindo a quantidade de oxigênio na corrente sanguínea, aumentando a frequência cardíaca, levando ao despertar súbito.

Atualmente esses distúrbios estão sendo cada vez mais estudados e tratados, sendo necessário a atuação interdisciplinar visando o progresso do paciente. Neste momento, faz-se necessário também a atuação do fonoaudiólogo dentro da equipe.

Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é verificar o conhecimento do cardiologista, otorrinolaringologista e pneumologista sobre a atuação do fonoaudiólogo na apneia e hipopneia do sono.

Objetivo

O objetivo deste estudo é analisar o conhecimento dos médicos cardiologistas, otorrinolaringologistas e pneumologistas sobre a atuação fonoaudiológica nos distúrbios do sono e constatar se na prática clínica os mesmos fazem o encaminhamento dos pacientes para o fonoaudiólogo, bem como divulgar no meio científico a atuação do fonoaudiólogo nos pacientes com SAHOS.

Métodos

Este trabalho será construído com base em uma pesquisa quantitativa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). A pesquisa foi realizada através de questionário digital, na plataforma Google Forms, com médicos cardiologistas, otorrinolaringologistas e pneumologistas residentes e atuantes no Brasil. Todos os entrevistados receberam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram utilizados como critérios de inclusão médicos atuantes otorrinolaringologistas, cardiologistas e pneumologistas. Em contrapartida foram excluídos da pesquisa médicos não especializados na área de Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pneumologia. O questionário eletrônico foi divulgado nas redes sociais. Antes de responder o mesmo, todos os participantes receberam informações sobre os riscos e benefícios da pesquisa.

Resultados

Sem resultados.

Conclusões

Sem conclusões.

Palavras -chave

Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Distúrbio do sono, Apneia do sono, Apneia obstrutiva do sono, Hipopneia obstrutiva do sono, Cardiologia, Cardiologista, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologista, Pneumologia, Pneumologista, Saúde coletiva, Motricidade Orofacial.

Área

Projetos

Instituições

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

Cláudia Gonçalves de Carvalho Barros, Elisama Silva Donato, Camila Jussara da Silva Souza, Letícia Quintiliano Cardoso, Kênia Marcelle Mendes Silva, Mariana Brando Coelho, Thaís Cristina de Paula