Dados do Trabalho
Título
Aplicabilidade da estrutura conceitual da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na avaliação fisioterapêutica de indivíduos com Apneia Obstrutiva do Sono: um estudo online
Introdução
A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é o distúrbio respiratório relacionado ao sono mais recorrente e prevalente mundialmente. Com fisiopatologia multifatorial, a AOS tem impacto direto nas funções e estruturas do corpo, gerando limitações para a participação e atividades dos indivíduos acometidos. Desta forma, são necessárias condutas de avaliação alinhadas ao contexto de funcionalidade para compreender as subjetividades e nortear tratamentos individualizados.
Objetivo
Identificar as práticas dos fisioterapeutas para avaliação clínica de indivíduos com AOS utilizando a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como referência
Métodos
O estudo trata-se de um survey em formato eletrônico, de caráter transversal e exploratório. Para seleção da amostra será adotada a estratégia de bola de neve, por meio de convite eletrônico ou contato direto. Profissionais fisioterapeutas com registro ativo; residindo e atuando no Brasil; com experiência clínica na área do sono há ≥02 anos e atuado no último ano com AOS serão incluídos na amostra. Serão excluídos da estudo os participantes que não responderem o questionário integralmente ou não enviarem preenchido após 30 dias do seu recebimento. O convite será veiculado em meio digital para ampla divulgação, contendo as informações, etapas da pesquisa, link de acesso ao TCLE e ao questionário. Todo o processo será gerenciado por meio da ferramenta REDCap (Research Electronic Data Capture). Após esta etapa, os participantes terão acesso ao questionário composto por dois domínios; o primeiro, relativo as práticas de avaliação fisioterapêutica correlacionando à estrutura conceitual e codificação da CIF, e o segundo domínio com ênfase em características sociodemográficas e acadêmicas. A análise estatística será por média e desvio padrão; teste qui-quadrado e/ou exato de Fisher para anáalise quantitativa; t independente, ANOVA ou equivalente não paramétrico para análise comparativa das codificações, com nível de significância <0,05. Há risco de perda da confidencialidade além de fadiga para preenchimento dos itens, porém, será garantido o anonimato e sigilo de dados sem nenhum prejuízo ao participante respeitando a resolução 466/12 do CNS. Ressalta-se que o estudo será submetido ao CEP da instituição.
Resultados
''sem resultados''
Conclusões
''sem conclusões''
Palavras -chave
Apneia Obstrutiva do Sono. Adulto. Modalidades de Fisioterapia. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
Área
Projetos
Instituições
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
Jefferson Nascimento dos Santos, Camila Ferreira Leite