Congresso SONO 2022

Dados do Trabalho


Título

Interações entre apneia obstrutiva do sono, microbiota intestinal e síndrome do intestino irritável: direções futuras para esta linha de pesquisa

Introdução

Distúrbios de sono, incluindo apneia obstrutiva do sono (AOS), podem desempenhar papel na dismotilidade gastrointestinal, a qual pode interferir no microbioma e regulação intestinais. A síndrome do intestino irritável (SII) é condição que afeta o intestino grosso na ausência de razões orgânicas. A SII está associada à disbiose e ao desequilíbrio da sinalização do eixo intestino-cérebro. Este eixo corresponde a interações entre os sistemas nervoso autônomo, endócrino e imunológico, que influenciam a motilidade e microbiota intestinais.

Objetivo

O projeto tem como objetivo geral avaliar a tripla relação (AOS, SII e microbioma intestinal), para proporcionar direcionamentos para a linha de pesquisa. Especificamente, objetiva verificar possível interação entre qualidade de sono, AOS e gravidade dos sintomas de SII; além de analisar qualitativamente o microbioma intestinal associado às gravidades da AOS e SII.

Métodos

Em desenho longitudinal, serão selecionados voluntários maiores de 18 anos, que apresentem AOS e SII (grupo 1), concomitantemente. Também serão selecionados voluntários com AOS sem diagnóstico de SII (grupo 2), e controles (grupo 3). O estudo será distribuído em 2 etapas. Na primeira etapa, os indivíduos de todos os grupos serão submetidos à aplicação de questionários de sono (Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, Escala de Sonolência Epworth e Questionário de Berlim); além de protocolo de pesquisa elaborado pelos autores com questões referentes à sintomatologia de SII. Estes resultados subjetivos serão comparados e analisados estatisticamente, para avaliação de possível interação entre as condições. A segunda etapa consiste na coleta de amostras fecais dos indivíduos dos 3 grupos. Elas serão encaminhadas para análise laboratorial da composição bioquímica do material.

Resultados

Sem resultados. Espera-se que possíveis alterações de sono encontradas por meio dos questionários possam estar relacionadas à sintomatologia mais grave de SII. Possíveis alterações da microbiota são esperadas em indivíduos com AOS, e intensificadas em casos de SII, resultados que serão comparados aos do grupo controle.

Conclusões

Acredita-se que os resultados desta pesquisa apontem para desdobramentos científicos e novos direcionamentos para o manejo destas condições complexas na prática médica, especialmente quando ocorrem simultaneamente, com prejuízo intenso para a qualidade de vida do indivíduo acometido. Agradecimentos: AFIP, CAPES e CNPq.

Palavras -chave

Sono, apneia do sono, microbiota, síndrome do intestino irritável.

Área

Projetos

Autores

Ellen Maria Sampaio Xerfan, Anamaria da Silva Facina, Jane Tomimori, Sergio Tufik, Monica Levy Andersen