Dados do Trabalho
Título
RELAÇÃO ENTRE ALTERAÇÕES EM PARÂMETROS DO SONO REM E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM UMA AMOSTRA POPULACIONAL (EPISONO – 4ª EDIÇÃO)
Introdução
Os distúrbios de sono estão presentes em até 90% dos pacientes com quadros depressivos e podem explicar muitas das alterações de humor características dessa psicopatologia. Indivíduos com sintomas depressivos exibem várias manifestações relacionadas ao sono REM, como o aumento da densidade de REM (quantidade de movimentos oculares rápidos compreendida dentro de um episódio de sono REM), diminuição da latência de sono REM, aumento do primeiro episódio de sono REM, e da porcentagem total de sono REM. A densidade de REM é o único parâmetro do sono específico dos transtornos afetivos, grupo de psicopatologias que demonstram perturbações fundamentais no humor, como o distúrbio depressivo, ansioso e bipolar. Alterações na densidade de REM também podem predizer o início de um episódio depressivo, por desencadear aspectos do funcionamento emocional.
Objetivo
Este estudo busca analisar as alterações relacionadas ao sono REM (latência para sono REM, tempo total de sono REM, número de episódios de sono REM, tempo médio dos episódios de sono REM e densidade de sono REM) em pessoas com sintomas de depressão, com base em uma amostra representativa da cidade de São Paulo, com o propósito de explorar o potencial dessas variáveis como uma ferramenta de auxílio no diagnóstico da depressão.
Métodos
Os dados foram coletados durante o Estudo Epidemiológico do Sono da Cidade de São Paulo (EPISONO), conduzido entre 2018 e 2019 (4ª edição). Para este estudo serão analisadas as polissonografias de toda a amostra do banco de dados do EPISONO (4ª edição), englobando homens e mulheres, com idade entre 20 e 80 anos. A análise da densidade de sono REM será executada de acordo com 2 critérios: 1. como a relação percentual entre duração dos movimentos oculares e duração dos episódios de sono REM; ou como a porcentagem dos segmentos de 10 segundos dos episódios de sono REM nos quais ocorram movimentos oculares rápidos. A quantificação dos sintomas depressivos será feita por meio da pontuação no Inventário de Depressão de Beck. Modelos generalizados para estudo transversal (GLZMM) serão utilizados para analisar possíveis associações entre alterações de parâmetros do sono REM e sintomas depressivos. Para a análise dos níveis de sensibilidade, especificidade, acurácia, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo da densidade de sono REM será utilizada a curva ROC.
Resultados
N/A
Conclusões
N/A
Palavras -chave
Sono; Sono REM; Densidade de REM; Depressão.
Área
Projetos
Autores
Tamires Tiemi Kishi, Monica Levy Andersen, Sergio Tufik, Gabriel Natan Pires