Congresso SONO 2022

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da saúde física e mental de acadêmicos de medicina de uma instituição de ensino superior de Maceió-AL

Introdução

A formação médica é caracterizada por ser altamente exigente e estressante, podendo gerar impactos negativos na saúde dos acadêmicos de medicina ao longo dos anos da graduação; por meio de mudanças negativas nos hábitos alimentares, diminuição da prática de atividade física, limitação dos momentos de lazer e alterações no sono. As imposições da alta demanda curricular de aulas e atividades extracurriculares são responsáveis por prolongar o tempo de alerta neste grupo, aumentando as
chances de alterações nos ritmos biológicos e efeitos adversos à saúde, predispondo ao desenvolvimento de distúrbios metabólicos, mentais e doenças crônicas não transmissíveis, além de causar perdas no desempenho acadêmico.

Objetivo

Avaliar o estado da saúde física e mental de acadêmicos de medicina de uma instituição de ensino superior privada de Maceió-AL durante a graduação.

Métodos

Trata-se de estudo do tipo analítico, prospectivo e longitudinal, com duração de 6 anos, a ser realizado com acadêmicos de medicina matriculados no curso no momento da investigação. Os participantes incluídos serão reavaliados anualmente até o término da pesquisa. Os mesmos passarão por caracterização sociodemográfica, das condições de saúde física e mental, dos hábitos de vida, das atividades diárias de estudo e de trabalho e do cronotipo por meio de formulários e questionários validados, tais como: Questionário Sociodemográfico; Questionário de Qualidade de Vida da OMS abreviado; Inventário de Saúde Mental; Inventário de Burnout de Maslach; Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse–21; Questionário de Comportamentos de Risco nos Estudantes Universitários; Questionário do Cronotipo de Munique; Questionário do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh; Miniquestionário do Sono; Formulário de marcadores de consumo alimentar e Questionário Internacional de Atividade Física. Também serão avaliados, por métodos não invasivos, para parâmetros de pressão arterial periférica e central e rigidez arterial, bem como o estado antropométrico. Serão submetidos a análises dos padrões de sono e vigília, pela técnica de actimetria associada a um diário de atividade e repouso. O projeto foi submetido a apreciação ética sob número de CAAE 61685422.5.0000.0039. Ao final do estudo, será elaborada uma proposta de acompanhamento e ações de intervenção para graduandos de medicina nos diferentes ciclos da formação.

Resultados

sem resultados

Conclusões

sem conclusões

Palavras -chave

Ritmos Biológicos, Acadêmicos de Medicina, Qualidade de Vida, Pressão Arterial, Rigidez Arterial

Área

Projetos

Instituições

Centro Universitário CESMAC - Alagoas - Brasil

Autores

Fernanda Abraham Leão, Clarissa Maria Tito Beltrão, Maria Luciana Marques Silva, Janyne Aline Correia Garcia, Marco Antonio Mota Gomes, Annelise Machado Gomes Paiva, Waléria Dantas Gusmão