Congresso SONO 2022

Dados do Trabalho


Título

Efeito do aconselhamento nutricional e higiene do sono no comportamento alimentar e padrão de sono de trabalhadores em turnos rodiziantes

Introdução

É notório que trabalhadores em turnos são mais propensos a alimentação de má qualidade, desencadeando desordens nutricionais e outros efeitos adversos na saúde. Soma-se ainda a dessincronização do ritmo biológico, alterando agudamente o sono-vigília e piorando a capacidade para o trabalho destes indivíduos, em especial rodiziantes que atuam no setor de segurança. A maioria dos estudos realizados pelo nosso grupo de pesquisa e por outros não investigaram a relação de causalidade, sendo essencial compreender se as orientações nutricionais e higiene do sono são eficazes para redução dos agravos à saúde destes indivíduos.

Objetivo

Avaliar os efeitos do aconselhamento nutricional e higiene do sono no comportamento alimentar e padrão de sono de trabalhadores em turnos.

Métodos

Ensaio clínico randomizado em cluster conduzido com trabalhadores em turnos rodiziantes (escala: 24x72 horas) na região Centro Oeste do Brasil, com policiais militares, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº 3854834). A amostra se dará por conveniência (n=60), sendo 30 do Grupo Controle (GC) e 30 do Grupo de Intervenção (GI), alocados aleatoriamente em três subgrupos: GI 1: aconselhamento sobre alimentação saudável; GI 2: orientações sobre higiene do sono e GI 3: orientações sobre alimentação saudável e higiene do sono. Os participantes do GI receberão mensagens pelo aplicativo whatsapp® ativo no telefone celular, denominadas nudges, semanalmente durante 12 semanas, baseadas nas informações do Guia Alimentar para População Brasileira, e/ou consulta a especialistas, e com relação a higiene de sono, informações da Cartilha da Semana do Sono 2022 e orientações da National Sleep Foundation (2009). Consistirão em um questionário de caracterização sociodemográfica, autorrelato de patologias com diagnóstico médico, Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) e avaliação do padrão de sono pelo uso do smartwatch ez-rest e Perfil de Crononutrição validados para a população brasileira aplicados no início e após 12 semanas.

Resultados

Não há resultados.

Conclusões

Caso a hipótese do estudo se confirme, espera-se que as intervenções propostas melhorem o padrão de sono, sincronizado com o comportamento alimentar e a capacidade para o trabalho destes indivíduos.

Palavras -chave

Trabalhador em turnos; comportamento alimentar; crononutrição.

Área

Projetos

Autores

Paula Nascente Rocha Mendes Corrêa, Bruno Gonçalves, Graciele Cristina Silva Leão