Congresso SONO 2022

Dados do Trabalho


Título

Protocolo para investigação das hipersonias de origem central: a importância da actigrafia pré-TMLS (teste das múltiplas latências do sono).

Introdução

Hipersonias de origem central são um grupo de transtornos do sono que se caracterizam por sonolência excessiva diurna (SED), não causada por alterações do ritmo circadiano ou fatores disruptivos do sono, como a narcolepsia, a hipersonia idiopática, Sd de Kleine-Levin e a Privação de Sono. O protocolo destina-se a estabelecer uma rotina para o diagnóstico da narcolepsia que é uma doença rara, cuja confirmação envolve investigação complexa, que pode ser enviesada por fatores que interfiram na validação dos resultados, podendo direcionar erroneamente o raciocínio clínico. Algumas diretrizes já foram publicadas buscando estabelecer critérios diagnósticos e definições de queixas clínicas capazes de distinguir o espectro das hipersonias. A meta é estabelecer um diagnóstico preciso para o qual a actigrafia tem se tornado primordial, motivo pelo qual desenvolveu-se um projeto em serviço hospitalar onde são acompanhados pacientes com distúrbios do sono, incluindo a narcolepsia que é uma patologia desencadeada por deficiência de hipocretina (neurotransmissor secretado pelo hipotálamo lateral) que repercute na pêntade clínica da doença, composta por SED e ataques de sono, paralisia do sono, alucinações hipnagógicas/hipnopômpicas, fragmentação do sono e, classicamente, a cataplexia (fenômeno patognomônico definido como perda completa ou parcial e temporária do tônus muscular após gatilho emocional, como riso).

Objetivo

O Objetivo deste projeto é padronizar um protocolo para diagnóstico de Narcolepsia, mostrando a importância da actigrafia. Como objetivo secundário, serão analisadas variáveis clínicas e dados obtidos nos exames complementares, buscando correlação com o diagnóstico e a apresentação.

Métodos

Este protocolo está sendo realizado no Laboratório do Sono de um hospital referência de São Paulo. Pacientes com suspeita de hipersonia de origem central são convidados a participar do estudo voluntariamente, assinando TCLE. Inicialmente, são retirados antidepressivos e psicoestimulantes (considerando o grau de dependência de cada um). Em seguida, realizam actigrafia por 15 dias para excluir privação de sono e transtornos do ritmo circadiano e, ao final deste, são submetidos a PSG tipo I seguida do TMLS. Os resultados serão analisados a posteriori para determinar, primeiramente, a importância da actigrafia.

Resultados

Sem resultados.

Conclusões

No momento o projeto está em andamento e não há resultados que permitam obter conclusões definitivas.

Palavras -chave

Hipersonias; Actigrafia; Teste das Múltiplas Latências do Sono



Área

Projetos

Autores

Beatriz Soares de Azevedo Sardano, Israel Soares Pompeu de Sousa Brasil, Ana Paula Cecílio, Rosa Hasan, Andrea Cecilia Toscanini