Dados do Trabalho
Título
QUEIXAS DE SONO NUMA AMOSTRA POPULACIONAL
Introdução
As queixas relacionadas ao sono estão cada vez mais presentes no mundo contemporâneo, dentre elas ronco, sonolência excessiva diurna, cansaço e prejuízos no desempenho laboral. Identificar estas alterações é um passo inicial para propor o diagnóstico diferencial e o tratamento adequado.
Objetivo
Analisar as queixas de sono a partir do inquérito de saúde numa amostra populacional.
Métodos
É um estudo observacional transversal de uma sub-amostra do Inquérito de Saúde do Município de Campinas (ISACamp - 2014/2015), aprovado pelo comitê de ética e pesquisa sob o número 669.870; representada por 311 indivíduos adultos entre homens e mulheres com mais de 18 anos que responderam a seção (bloco K 4) do inquérito de saúde. Será feita uma análise descritiva dos problemas de sono relatados pelos indivíduos entrevistados, que permitirá a identificação das queixas de sono que compõe a sub-amostra.
Resultados
Os resultados obtidos evidenciaram que dos 311 indivíduos entrevistados, 219 relataram alguma queixa de sono. As queixas de sono
encontradas com maior prevalência foram: dificuldades de iniciar/manter o sono n=114 indivíduos e ronco n:79. As demais queixas apresentadas foram sono fragmentado n=26, sono leve n=5, sono agitado n=3, engasgos durante o sono n=7, cansaço n=4, dor n=3, depressão n=1 e movimentos de membros n=1. Em relação a distribuição por sexo, mulheres (n=130) e homens (n=89).
Em relação a faixa etária evidenciamos 60-75 anos n=97 e 45-60 anos n=63.
Conclusões
A análise retrata um número expressivo de queixas relacionadas ao sono e evidencia a prevalência populacional. A identificação de queixas de sono favorece o direcionamento para o diagnóstico específico e tratamento adequado dos distúrbios do sono.
Palavras-chave
Saúde, Queixas de Sono, Distúrbios do Sono.
Área
Área Clínica
Instituições
UNICAMP - São Paulo - Brasil
Autores
MILA OLIVEIRA CUNHA CUNHA, Itamá Oliveira Magalhães Costa, Edilson Zancanella, Carla Renata SILVA ANDRECHUK, Margareth Guimarães Lima