CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO SONO 2018

Palestrantes Estrangeiros


Ferran Barbé, médico pneumologista e especialista em Medicina do Sono trabalha em Lleida, Espanha com multiplas publicações internacionais de grande impacto. Chefe do Departamento respiratório do Hospital Universitario de Vilanova, Lleida, Espanha. Professor de Pneumologia da Universidade de Lleida. Chefe do programa transalcional do grupo de Medicina respiratória, Lleida. Diretor cientifico do CIBERES, rede Espanhola de pesquisa biomédica, faz parte do corpo editorial do periódico Lancet Respiratory Medicine. Área principal de pesquisa na area de Disturbios Respiratórios do sono, sono e doenças cardiovasculares e Medicina de Precisão.


Dr. Daniel Cardinali obteve seus diplomas de mestrado e doutorado na Universidade del Salvador, Buenos Aires. Durante 1971 e 1972 ele foi assistente de pesquisa do Departamento de Nutrição e Ciência Alimentar do MIT, EUA. Desde 1973 é Research Career Awardee do Conselho Nacional de Pesquisa da Argentina, sendo promovido a seu mais alto estágio (Investigador Superior) em 1992. De 1986 a 2008 foi Professor de Fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, sendo nomeado Professor Emérito em 2010. Desde 2009 é Diretor de Ensino e Pesquisa, Faculdade de Ciências Médicas, Pontifícia Universidade Católica Argentina, Buenos Aires.

As áreas de interesse do Dr. Cardinali incluem a Fisiologia e Farmacologia da Melatonina e os Ritmos Biológicos e suas relações com a Medicina do Sono. Os prêmios e honrarias mais relevantes recebidos pelo Dr. Cardinali incluem a bolsa John Simon Guggenheim, de Nova York (1977), o Prêmio Curt P. Richter, Sociedade Internacional de Psiconeuroendocrinologia (1983), os doutorados “Honoris causa” em Medicina, Universidade Complutense, Madri, Espanha (1991) e Universidade de Salamanca, Espanha (1998) e os membros da Royal Academy of Medicine, Espanha (1991). Em 2007, recebeu o Prêmio Scopus, Elsevier, de Amsterdã, por ser o cientista argentino mais citado em biomedicina, e o Prêmio Bernardo Houssay, do governo argentino. Em 2008, recebeu o Prêmio Pioneiro Aaron B. Lerner em Recognition of Outstanding Contributions para o campo de pesquisa de melatonina, Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental (FASEB). Segundo o Google Scholar, o Dr. Cardinali foi citado cerca de 23 mil vezes na literatura científica (índice h = 75), ficando em segundo lugar entre os pesquisadores argentinos de todas as disciplinas.

Web site: www.daniel-cardinali.blogspot.com


O Dr. Gotthard G. Tribl é um neurologista e psiquiatra natural de Viena, Áustria. Obteve a livre docência em neurologia na Universidade Médica de Viena (MUW), Áustria. Foi professor visitante na Divisão de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Especializou-se em distúrbios de movimentos e medicina de sono, tendo publicações sobre estes temas em diversos jornais internacionais. Apresenta amplo interesse em diferentes culturas e domina vários idiomas (alemão, português, inglês, espanhol, latim, grego clássico, egípcio médio), tendo realizado também estudos sobre o sonho, com ênfase nos aspectos culturais. Os resultados destes mostram a zona existencial do sonho como um objeto de pesquisa muito instrutivo para sondar relações entre a neuropsiquiatria e as humanidades. Atualmente mora e trabalha na Suíça.


Dr. Daniel Pérez Chada é médico, formado pela Universidade de Buenos Aires. Foi residente e chefe de residentes da unidade de terapia intensiva do Hospital Italiano de Buenos Aires e um colaborador externo da Universidade de Buenos Aires, no departamento de anestesia da Nuffield, Universidade de Oxford, Inglaterra. Desde 1996 é dedicado ao estudo do impacto social dos distúrbios do sono.

É chefe do serviço Pneumologia do hospital universitário Austral e professor adjunto de medicina da Universidade Austral.